quarta-feira, 29 de abril de 2015

O Corridinho na sua Alma Algarvia



Apesar de ser um estilo de dança que se baila também no Ribatejo e no Alentejo, o Corridinho é sobretudo uma dança algarvia!
Nascido nos primeiros anos do século XX na Europa Ocidental, o Corridinho é uma dança antiga que teve como origem a dança de cortejo polca-galope (classificada como dança de salão) e reflete aspetos de danças citadinas adaptadas pelo povo.
Foi introduzido no Algarve por um espanhol, Lorenzo Alvarez Garcia, ao cortejar a jovem louletana Maria da Conceição, dedicando-lhe La Azucena (uma polca).
Foi também através do acordeão (que chegou ao Algarve nos finais do século XIX), que nasceu o Corridinho. As danças de salão (polcas e mazurcas) estão em voga e passam a ser interpretadas neste instrumento, em bailaricos do campo, ao lado dos velhos sarilhos e bailes de roda.
O Corridinho é bailado em duas partes: o Corridinho propriamente dito e o Rodado (orientado em sentido inverso ao corridinho). Quando a segunda parte da moda é mais mexida e o parceiro de feição, abandonam-se os passos conhecidos e o par rodopia sempre no mesmo lugar, num passo denominado escovinha.
O corridinho é bailado com os pares sempre agarrados, formando uma roda: as raparigas por dentro e os rapazes por fora. Ao girar da roda, os pares evoluem de lado. A certa altura, “quando a música repica, o bailho é rebatido”, isto é, os pés batem no chão com mais vigor, parando a roda, para prosseguir de seguida.
Depois, os pares valseiam, ou seja, bailam agarrados girando no mesmo lugar, a roda retoma a sua evolução, sempre para o lado direito.
O “Rei dos Corridinhos do Algarve” é a Alma Algarvia da autoria do Mestre José Ferreiro e faz parte de quase todos os Ranchos Algarvios.


















Sem comentários:

Enviar um comentário