terça-feira, 24 de setembro de 2013

Um dia bem passado na Fuzeta

Fuzeta é uma freguesia do concelho de Olhão, no distrito de Faro. É limitada a Norte e a Oeste pela freguesia de Moncarapacho, a Sul pela Ria Formosa, a Leste pelo concelho de Tavira. Era a antiga freguesia de Nossa Senhora do Carmo, um curato do concelho de Tavira, ao qual pertenceu e posteriormente se separou. Era igualmente conhecida pelos seus pescadores que também estiveram envolvidos na aventura dos descobrimentos, tendo sido os primeiros a pescar bacalhau na Terra Nova, após a sua descoberta em 1500 por Gaspar Côrte-Real.
O povoamento iniciou-se com algumas cabanas, usadas pelos pescadores para guardar todos os aprestos utilizados na pesca de armação praticada neste local. Mais tarde o número de cabana foi aumentando, dando-se a fixação de pescadores que desejavam ter melhor acesso na barra.
O porto de pesca, a praia e toda a zona ribeirinha, cuja recuperação ambiental foi recentemente premiada, são visitas obrigatórias.
Existem ligações regulares por barco para a ilha da Fuseta-Armona.

O passeio  pode prosseguir até aos rectângulos das salinas, as ruínas das atalaias de Torre de Bias, Cumeada e Alfanxina, paralelas à Ria Formosa e ao mar, às nascentes de água dos Olheiros, a norte da Vila, a que se atribuem virtudes medicinais.

Sem comentários:

Enviar um comentário