domingo, 29 de junho de 2014

Cabra Algarvia: uma raça em vias de extinção!



Entre 13 e 15 de Maio de 2014 decorreu a 4ª edição da Feira Terra de Maio no Azinhal, onde 50 dos melhores exemplares de Cabras de Raça Algarvia (pertencentes a 10 produtores do território do Baixo Guadiana), desfilaram em mais um concurso dedicado a esta raça.

Este concurso foi uma organização da ANCCRAL (Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia), fundada em 1991, sediada no Azinhal, e responsável pela gestão do livro genealógico da Cabra de Raça Algarvia.

Actualmente encontram-se registados cerca de 180 machos e 4600 fêmeas (um macho pode cobrir entre 25 a 30 fêmeas).

A Cabra Algarvia é resultante do cruzamento da cabra Charniqueira do Algarve com cabra Marroquina (século XIX), e do cruzamento posterior com a cabra Alpina Espanhola (início século XX).

É predominante no Nordeste e Sudeste do Algarve. O número de efectivos desta raça está em crescimento no concelho de castro Marim.

É resistente, musculada, forte, prolífera e com grande potencial leiteiro (1,3 a 1,6 litros por dia), com 4,5% de teor de gordura e 3,8% de proteína de qualidade do leite. Por outro lado, tem bom rendimento na produção de carne.

Deste modo, permite a comercialização do leite, assim como a produção de derivados.

A ANCCRAL, que tem como objectivo a prevenção e o melhoramento dos caprinos de raça algarvia, exercendo a sua actividade através de apoio técnico, colaborando em projectos de investigação, apoiando candidaturas e subsídios e prémios, divulgando conhecimentos sobre esta raça de caprino.

Para a utilização da quantidade de leite das Cabras Algarvias, um dos projectos desta associação foi a criação de uma queijaria que se encontra no azinhal. Diariamente fabrica do modo mais artesanal possível os derivados deste leite: o queijo fresco de cabra, o queijo fresco de cabra com orégãos e o iogurte de leite de cabra (bastante benéfico para a saúde), os quais recomendamos vivamente (testado e comprovado!!).

Visite o nosso post sobre a queijaria Queijo do Azinhal em http://cafecomfoto22.blogspot.pt/2013/10/visita-queijaria-do-azinhal.html#.U4p-F3ay-mk

 





































 

Sem comentários:

Enviar um comentário