domingo, 22 de junho de 2014

Lançamento do livro FOTOHDR de Joel Santos



No dia 24 de Abril de 2014, a  Niobo – loja de acessórios de Fotografia e Vídeo, em parceria com a Associação Nafa – Núcleo Fotográfico do Sotavento Algarvio, sediada em Tavira, organizou o lançamento do novo livro do fotógrafo Joel Santos: FOTOHDR – Fotografia e Edição de Imagens de Alta Gama Dinâmica. O evento foi realizado na Junta de Freguesia de Santiago.
Durante o evento, e captando a atenção do público, Joel Santos efectuou uma breve descrição sobre cada capítulo do seu novo livro. Trata-se de um guia essencial para a criação de fotografias HDR: desde o registo no terreno até à edição no computador, ajudando o leitor tirar mais partido da luz, de modo a criar imagens de alta gama dinâmica, tendo o fotorrealismo em mente.
No fim, deu-se a sessão de autógrafos, e devido à simpatia do autor, não faltou a sessão fotográfica com os presentes…

Nascido em 1978, Joel Santos é licenciado e mestre em Economia. Foi em contexto de trabalho, enquanto docente da Universidade de Economia em Timor-leste, entre 2004 e 2007, que Joel Santos impulsionou a sua apetência pelo retrato espontâneo e pela reportagem da vida quotidiana, motivo pelo qual os seus trabalhos começaram a ser reconhecidos.
Em 2005 (ainda em Timor-Leste), através da revista FotoDigital, dá início à sua ligação com o mundo editorial.
Após o seu regresso a Portugal, Joel Santos assume a direcção da revista O Mundo da Fotografia Digital durante três anos. Desde 2010 até à actualidade é ainda colunista regular da revista Visão, publicando crónicas e fotografias.
Durante os últimos dez anos tem publicado artigos e imagens para revistas nacionais e estrangeiras, protagonizando mais de quarenta capas e artigos centrais, principalmente na Nacional Geographic Adventures.
Em 2007 escreve o livro escreve o livro Fotografia Digital; em 2010 escreve o best seller Fotografia: Luz, Composição, Exposição, Equipamento e Dicas para fotografar em Portugal; em 2011 lança o livro Índia – a cor do Contraste; em 2012 o livro FOTOpad e em 2013 escreve o livro FOTOedição: O Guia Essencial de pós-Produção com Photoshop Lightroom e Adobe Camera Raw.
Em Junho de 2012 é nomeado Cânon Explorer, tornando-se embaixador desta na Europa e na Região do Médio Oriente, a nível de Fotografia de Retrato, Viagem e Natureza.
Entre outras experiências, como profissional é representado pela Aurora Photos, que distribui os seus trabalhos pelas mais diversas áreas e à escala global.
Para quem se está a iniciar na fotografia, são livros fundamentais para o desenvolvimento e aprendizagem, não prescindindo de muito treino e persistência…




















Sem comentários:

Enviar um comentário