domingo, 22 de setembro de 2013

Vila Real de Santo António em Click

Vila Real de Santo António foi fundada em 1774, por vontade do Marquês de Pombal, perto da foz do Guadiana. A cidade foi construída de raíz em apenas dois anos, segundo o padrão iluminista do século XVIII, caracterizado pela planimetria, altimetria e volumetria.
A vila começou a ser construída em 1774 com base num processo de pré-fabrico e estandardização, técnicas que a Casa do Risco das Obras Públicas empregava desde a reconstrução de Lisboa, ficando em Agosto do mesmo ano concluída toda a parte destinada à Sociedade das Pescarias.
Foi rápida a sua construção, pois assim o exigiam as contingências da política face a Espanha e a vontade férrea do Marquês de Pombal, ministro do rei D. José I (1714-1777). Iniciada a marcação do plano da cidade em 2 de Março de 1774, em 6 de Agosto estavam já concluídas as Casas da Câmara e da Alfândega, os quartéis e iniciava-se a Igreja.
O final do séc. XIX e as décadas seguintes foram de prosperidade para Vila Real de Santo António. A presença de sardinhas e de atum nas águas do litoral algarvio transformaram a vila num importante centro conserveiro, enquanto o seu porto era demandado pelos barcos que subiam o Guadiana para carregar o minério extraído nas minas de São Domingos. A comprovar o seu dinamismo e riqueza refira-se que foi a primeira localidade do Algarve a ter iluminação a gás (1886).

O rigor arquitectónico do Marquês de Pombal está ainda hoje integralmente presente e integrado no eixo urbano. A Praça Marquês de Pombal em conjunto com as históricas ruas pombalinas tece a principal área comercial da cidade. Na Praça encontramos um obelisco central, quatro torreões delimitando os vértices e o edifício da Câmara Municipal e Igreja Matriz.
Marquês de Pombal em escultura
Vista para a Avenida, a rua do Comércio 
Avenida: escoamento de Pluviais
Da Marina para a Praça Marquês de Pombal
Caminhando para a Marina

Comércio local...Atreva-se!

Nova imagem do Centro da Cidade: bancos inscrição de poesias de António Aleixo
Praça Marquês de Pombal
Pescando do Jardim...com vista sobre Ayamonte!
Sob a Marina...com vista para a zona histórica


Locais a visitar
Igreja Matriz; Arquivo Histórico (Situado no Torreão Sul, foi durante muitos anos detido por particulares, servindo de habitação e local de comércio, e passou a integrar a Rede Nacional de Arquivos em 1999. O Arquivo Histórico Municipal é uma instituição de relevante importância para a reconstituição e para o estudo da história local, contribuindo para a preservação da memória colectiva do concelho de Vila Real de Santo António. Exposição permanente sobre a pesca do atum e as industrias conserveiras de VRSA); Centro Histórico (Para apreciar o plano urbanístico de Vila Real de Santo António é necessário passear pelas suas ruas. Importa começar pela Praça Marquês de Pombal, coração da vila, de empedrado radiante a partir do obelisco erguido em 1776. Ela contém três dos principais elementos urbanos do séc. XVIII: a igreja, a Câmara Municipal e antiga Casa da Guarda. Depois devem percorrer-se alguns quarteirões, erguidos já por iniciativa particular, mas em que é ainda aparente um formulário arquitectónico. A linha de fachadas da Avenida da República, delimitada por dois torreões e contendo o edifício da antiga Alfândega, de largo portal, frontão triangular, é o final do percurso). Praias do Concelho de Vila Real de Santo António (Manta Rota, Praia Selvagem de Cacela Velha, Praia de Santo António, Baia de Monte Gordo).
 


1 comentário: