terça-feira, 22 de outubro de 2013

Paraíso na Terra…

A denominação actual do Rio Guadiana é proveniente da junção do vocabulário árabe para rio (Uádi), mais o nome dado ao rio pelos romanos (Anãs). Este foi a via natural de penetração de muitos povos no Sudoeste da península Ibérica, de que são exemplos os árabes e os romanos (por onde eram escoados os seus recursos minérios).
O Rio Guadiana nasce em Espanha, torna-se navegável entre o Pomarão e Vila Real de Santo António, onde atinge uma largura entre 100 e 500m e a profundidade média é superior a 5m. A sua Foz situa-se no Oceano Atlântico, entre Vila Real de Santo António e Ayamonte. Fazendo fronteira entre Portugal e Espanha a Este recorta a paisagem natural das duas margens, deixando transparecer uma beleza inconfundível.
A fauna piscícola é muito variada, podendo encontrar sabogas, corvinas, enguias, eirós, robalos, lampreias, entre outros.
Este Rio também oferece grandes condições para a prática de desportos náuticos, para a pesca desportiva ou para um passeio de barco tranquilo.
A Ponte Internacional do Rio Guadiana, que liga Portugal com Espanha, foi construída em 1991. É a terceira maior do país a seguir à Ponte Vasco da Gama e à Ponte 25 de Abril. Possui um vão total de 666m, subdivididos em cinco vão parciais, sendo o central de 324m.

Para visitar este local, dirija-se à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim…

Vista da Reserva para Castro Marim

Pesca desportiva em pleno Rio Guadiana
Vista sobre a Ponte Internacional do Rio Guadiana

Pôr-do-sol visto através da Reserva do Sapal...espectacular!

Sem comentários:

Enviar um comentário