sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Nos bastidores do Queijo do Azinhal...

Numa tarde muito bem passada, visitámos o Queijo do Azinhal! Trata-se de uma pequena queijaria tradicional que nasceu há quatro anos, através de uma iniciativa da ANCCRAL (Associação Nacional dos Criadores de Caprinos da Raça Algarvia), com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim. Situa-se no Centro Multiusos, logo à entrada do Azinhal.
Por aqui, produz-se da forma mais artesanal possível (dentro da legislação em vigor), sendo  a matéria-prima principal o leite de cabra recolhido apenas nos pequenos produtores locais seleccionados. O queijo fresco, queijo fresco com oregãos e o Iogurte fresco de cabra (ainda pouco divulgado) são os produtos de primeira qualidade que a Queijaria do Azinhal tem para nos oferecer.
Fomos muito bem recebidos pela responsável da queijaria, a Engª. Ana e pela restante equipa. A Ana disponibilizou-se imediatamente para nos explicar e mostrar todos os pormenores do fabrico, sem nos "esconder" um único pormenor. O que encontrámos foi uma excelente equipa de trabalho, num ambiente muito descontraído.

QUEIJO FRESCO
Para a produção do queijo fresco, é utilizado leite de cabra da melhor qualidade possível, cardo e sal marinho artesanal de Castro Marim (ver post Salinas de Castro Marim). 
A composição do leite de cabra varia de acordo com a raça, as diferenças genéticas dentro da mesma raça, a alimentação, a época do ano, o estado sanitário do animal, entre outros factores. Estes pormenores vão influencia a consistência e o sabor dos produtos finais.
O fabrico dos queijos resulta da combinação entre a Arte e a Ciência, sendo a Ciência um instrumento ao serviço da Arte. Trata-se de um processo que compreende várias operações, desde a produção do leite à expedição do produto para o mercado.
Matéria-prima utilizada no fabrico dos queijos
O processo de fabrico do queijo começa por se adquirir o melhor leite de cabra. Seguidamente o leite sofre um processo térmico de pasteurização (a 75ºC) durante alguns segundos, para que os microrganismos patogénicos sejam eliminados.
A etapa seguinte é a coagulação, onde é adicionada à matéria-prima o cardo. Este fica a actuar durante cerca de 40 minutos (o qual tem que ser mexido de vez em quando, tradicionalmente, dissolvendo a coalhada),para que se separe a coalhada do soro. O leite vai arrefecendo lentamente. A introdução de sal marinho de Castro Marim pode ser efectuada em diversas fases, favorecendo a libertação do soro (apesar destes produtos possuírem um baixo teor de sal).
Depois, é colocada uma determinada quantidade de massa na mão da queijeira, que é levemente prensadas em forma de bola, e colocada em aro, que origina um queijo com cerca de 180g. São colocados em tabuleiros de rede, para escorrer o restante soro, e conservados no frigorífico a 4ºC. Estão bons para consumo (sem perigo de azedar passadas poucas horas) após cerca de 12 a 16 horas no frigorífico a escorrer a esta temperatura. Retiram-se dos moldes, coloca-se o selo de qualidade e estão prontos para venda.
Conservação dos queijos e dos iogurtes naturais de cabra

QUEIJO FRESCO COM OREGÃOS

O queijo fresco com oregãos (delicioso...), é confeccionado do mesmo modo, sendo os oregãos adicionados à coalhada, bem escorrida, antes de prensar a massa e colocar nos aros. 




IOGURTE FRESCO DE CABRA

Já o iogurte fresco de cabra é uma boa opção para pessoas intolerantes ao leite de vaca. Delicioso ao natural, como opção pode-se juntar compota de morangos, fruta fresca, mel com ou sem frutos secos ou outros a seu gosto... 

Local onde os iogurtes são confeccionados
Todos estes produtos podem ser encontrados no local, em supermercados locais (como na charcutaria dos supermercados Corvo & Corvo de Vila Real de Santo António e Castro Marim), nos intermarchés locais, nas feiras tradicionais, entre outros. Para mais informações, ou para encomendas,  dirija-se ao local, no Centro Multiusos do Azinhal, ou contacte o 281495232, ou por e-mail: anccral@gmail.com
Vale a pena visitar e adquirir estes produtos! Para nós estão aprovados...



Sem comentários:

Enviar um comentário