sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Feira de Santa Iria, Faro

A Feira de Santa Iria, situada no Parque de São Francisco em Faro, acontece anualmente na segunda quinzena de Outubro.
Trata-se de uma das feiras mais tradicionais e antigas da região, cuja origem remonta ao ano de 1596. Teve início no reinado de D. Filipe, depois do incêndio que consumiu uma parte da cidade, como consequência do saque realizado pelas tropas inglesas, chefiadas pelo Conde de Essex. A cidade ficou destruída, com os habitantes a tornarem-se vítimas da fome e da peste, por isso a iniciativa de criar esta feira, impulsionando as transacções comerciais.
Inicialmente era uma feira franca, ou seja, os feirantes estavam isentos de pagar impostos. O nome dado à feira tem a ver com o facto da data de realização ter sido marcada para o Dia de Santa Iria (20 de Outubro).
Organizada pela Ambifaro, em parceria com a Câmara Municipal, a feira atrai até Faro muitos visitantes (e também residentes), tornando a cidade mais dinâmica.
Possui uma grande variedade de atracções e motivos de interesse: stands institucionais, exposições gerais, divertimentos para crianças e adultos, comes e bebes, venda de artigos diversos. Existe uma tenda de comes e bebes, onde podemos encontrar "tapas", sopas e sangria regionais, representado por estabelecimentos de vários pontos do país. As tapas são à base de secretos de porco preto, alheira, chouriço, presunto, paios e queijos provenientes de sítios como Arraiolos, Serra da Estrela, Seia, Barrancos, entre outros.















Sem comentários:

Enviar um comentário