terça-feira, 12 de novembro de 2013

Métodos utilizados para a captura do Polvo

A visita de hoje foi ao Porto de Pesca da Fuzeta, onde ainda se podem verificar algumas embarcações. A zona afecta à pesca localiza-se ao longo de 500m do canal da cidade, que comunica com a Ria Formosa. Pesca-se principalmente o polvo, a pescada, o bivalve, entre outros.
Relativamente ao polvo, os métodos utilizados são os tradicionais, como os alcatruzes e os covos, utilizando a técnica de pesca de armadilha, na qual a presa é atraída pela criação artificial de ambientes similares a locais de abrigo dos quais pode sair livremente. O alcatruz é utilizado como casa ou ninho, por o polvo ser tão territorial e eremita.
O tradicional alcatruz é feito de barro. Hoje em dia este foi substituído por alcatruzes de plástico de forma cilíndrica, que funciona tão bem na pesca do polvo, como o alcatruz tradicional (dizem os pescadores que o polvo gosta das “casas” bem limpinhas, daí o alcatruz de plástico ter que ser limpo após a utilização).
O covo é outro tipo de pesca tradicional utilizada para a captura do polvo. Trata-se de uma armadilha de gaiola, feita com uma armação de ferro coberta por uma rede plástica com malhagem de 8 a 29mm, e uma abertura (andiche) e ainda um pequeno compartimento para colocar o isco (que neste caso pode ser cavala ou sardinha).
Na Primavera-Verão, funcionam melhor os alcatruzes por estes funcionarem como abrigos para as fêmeas na época de reprodução. No Inverno funcionam melhor os covos devido ao facto de os polvos entrarem nestes à procura de alimento, não se encontrando em reprodução.
Relativamente à sua colocação no mar, os alcatruzes não podem ser colocados a uma distância inferior a ½ milha de distância da linha da costa para embarcações até 9m de comprimento, enquanto que com os covos não existem limitações (com o inconveniente que pode matar outras espécies marítimas). Estes últimos são mais utilizados por ser mais eficaz nos objectivos pretendidos.
O modo de abate do polvo é extremamente importante na qualidade final do produto, especialmente na consistência da carne, que se pretende que seja macia. O stress ante mortem determina esta qualidade. Se o polvo for morto logo após a apanha por corte entre os olhos através de uma faca afiada, este vai ser mais tenro e macio.




Barco de pesca de bivalves

O Polvo acabadinho de vir do mar!

Covos e alcatruzes para a captura do polvo
Pôr-do-Sol em Fuzeta





Sem comentários:

Enviar um comentário