sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Barros e Cerâmica no Mercado Semanal de Quarteira

Em visita ao Mercado Semanal de Quarteira (com uma grande variedade de artigos, desde atoalhados, vestuário, bujigangas, artigos de artesanato, comidas, bebidas,…), encontrámos este vendedor ambulante, o Sr. Francisco José Dias da Silva, acompanhado do seu filho e da sua esposa.
Residente em Mealhas – São Brás de Alportel, este é vendedor de peças de artesanato em barro e cerâmica, desde o mais tradicional até ao mais moderno. “É tudo feito à mão, são peças únicas! Algumas delas sou eu que escolho o desenho que é pintado!”, Diz-nos este vendedor, que adquire todas as peças directamente à fábrica (oleiros do Alentejo, Caldas da Rainha, entre outros). Arte até há pouco tempo em vias de extinção, está de novo a ser impulsionada, graças a pessoas como o Sr. Francisco José da Silva.
Os nossos turistas estrangeiros adquirem muito este tipo de peças, levando depois de recordação para os respectivos países de origem. Assim como os portugueses e os nossos restaurantes tradicionais, que cada vez mais adquirem este tipo de produto.
Os que mais se vendem de momento são os Galos de Barcelos, os assadores de chouriço, as taças e os tachos de barro. O Sr. Francisco possui uma grande variedade de artigos, para além destes.

Possui também artigos para restaurante (pratos para o bife à portuguesa ou para o bitoque e taças para o caldo verde, tachos de vários tamanhos, jarros e copos para vinho tinto, tudo em barro). Pode ser encontrado no Mercado de Quarteira, todas as 3ªs feiras, no Mercado de Vila Nova de Cacela, no de Moncarapacho, no de Castro Marim, entre outros. Estes são alguns dos artigos que o Sr. Francisco José da Silva vende, se não frequentar nenhum destes locais e pretender conhecer ou adquirir as suas peças, contacte o 917820148, ou dirija-se a Mealhas, São Brás de Alportel.










Sem comentários:

Enviar um comentário