segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Natal em Vila Real de Santo António

No dia 25 de Dezembro, visitámos o deslumbrante Presépio Gigante de Vila Real de Santo António, na companhia da harmoniosa iluminação natalícia desta cidade.
Situado no Centro Cultural António Aleixo em Vila Real de Santo António até 12 de Janeiro de 2014, trata-se de uma tradição que completa este ano o 10º aniversário de existência.
Com uma área de 200m2, é um dos maiores presépios do país, composto por uma estrutura em madeira de 200m2, com mais de 16 toneladas de areia e pó de pedra, 200Kg de cortiça, 100m2 de musgo, a construção de centenas de adereços e 4000 figuras que lhe dão vida através da mecanização.
Construído durante 40 dias por dois funcionários autárquicos, Augusto Rosa e Teresa Marques, com a colaboração de Joaquim Soares, Telmo Crispim e João Gomes, ao todo foram investidas mais de 1500 horas. Além da colecção pertencente à Autarquia Vila-realense, somam-se outras peças adquiridas pelos mentores ao longo dos anos, o que faz com que o presépio tenha cresça todos os anos na última década. A aquisição de novas figuras é feita na Feria del Belén em Sevilha realizada em Novembro, onde os organizadores marcam presença anualmente.
Para conquistar os visitantes, todos os anos é alterada a configuração do presépio, com os episódios cristãos e pagãos associados ao imaginário da quadra natalícia.
Já é uma referência internacional, a julgar pelos milhares de visitantes espanhóis que recebe todos os anos, para além dos portugueses.
Devido a este facto, ao visitar o Presépio Gigante, podemos divertirmo-nos a procurar  “El Caganer”, ou o Cagão. Trata-se de uma tradição catalã que remonta ao século XVII, que consiste num bonequinho que defeca colocado no presépio, próximo à cena do Menino Jesus, mas não tão próximo que possa ferir susceptibilidades cristãs, com o objectivo de adicionar o elemento hmano à santidade do Natal. O boneco original retrata um camponês com barrete vermelho…
As entradas têm um valor simbólico de cinquenta cêntimos, que reverterá a favor da Guadi – centro de animais (canil/gatil), associação intermunicipal que tem por finalidade a defesa de animais abandonados no concelho de VRSA e Castro Marim.

Encontra-se aberto todos os dias entre as 10h e as 13h e as 14h30 e as 19h...

























Sem comentários:

Enviar um comentário