quinta-feira, 8 de maio de 2014

Extracção de Mel em Moncarapacho por Apis Mel



A apicultura (ou seja, o ramo que estuda desde as abelhas reprodutoras até à extracção e comercialização do mel, cera, geleia real, pólen e própolis) é uma das actividades económicas mais antigas do Mundo. Acredita-se que teve origem na Pré-História.
A nível nutricional (composto por cálcio, fósforo, sódio, potássiio, magnésio e ferro), o mel é um dos alimentos naturais mais ricos do mundo. Possui propriedades curativas, digestivas e energéticas, devido ao facto de ser elaborado a partir do néctar de inúmeras flores, combinando propriedades benéficas encontradas nas mais diferentes espécies vegetais.
Consoante a origem floral e regional, este pode variar de tonalidade, densidade e sabor. Quanto mais escuro for o mel, mais sais minerais têm na sua composição.
Na nossa região, o Algarve, os tipos de mel mais produzidos são o de rosmaninho, laranjeira, medronheiro, alfarrobeira e tomilho.
O mel de laranjeira tem propriedades calmantes e é purificante, regulador intestinal e revitalizante da pele; o mel de medronheiro e alfarrobeira possuem características antioxidantes. São indicados para combater problemas respiratórios e de fígado, cicatrização de feridas ou tonificante muscular; o mel de rosmaninho é anti-cancerígeno e preventivo de doenças degenerativas; o de tomilho é ideal para a prevenção e tratamento de problemas digestivos, respiratórios, como a asma…
Mas afinal, qual é o processo pelo qual o Mel passa até chegar àqueles frasquinhos que vemos à venda nas superfícies comerciais? Foi precisamente este processo que fomos descobrir…Para tal, visitámos a empresa Apis Mel, produção e comercialização de mel localizada em Moncarapacho, onde a proprietária Josefina Domingos e o seu marido, incansavelmente, nos explicaram tudo, para alem de nos terem dado a oportunidade de assistir a todo o processo! No fim da produção, proporcionaram-nos a degustação de alguns dos produtos comercializados pela Apis Mel…Rendemo-nos ao mel de alfarrobeira e de tomilho. Agradecemos a simpatia e a colaboração destes fantásticos produtores…
Então, aqui vai! Ora, logo que as abelhas fecham os favos (significa que o favo possui cerca de 78 graus de açúcar e que já se encontra na fase da maturação), o apicultor efectua a recolha das colmeias, e retira do seu interior os quadros com os favos maturados, para posterior extracção do mel.
O passo seguinte é cortar cuidadosamente os alvéolos da melgueira com um garfo de dentes finos (processo efectuado num tanque, separando a cera do mel). Depois, o quadro é colocado na centrifugadora, que gira para extrair o mel. Por fim, abre-se a válvula da centrifugadora e filtra-se o mel.
A conservação deste produto é em frasco bem fechado, em local fresco e seco, sendo que os seus grandes inimigos são a humidade e o calor. Portanto, este produto também pode azedar nestas condições!

A empresa Apis Mel produção e comercialização de mel disponibiliza ao público mel de laranjeira, alfarrobeira, tomilho e rosmaninho. Se pretende adquirir algum destes produtos, esta empresa familiar encontra-se nas feiras tradicionais de Moncarapacho e outras. Também comercializa no local de fabrico, através dos contactos 966066466 e 963101045 (Josefina Domingos, proprietária). Vale a pena provar!


















Sem comentários:

Enviar um comentário