sexta-feira, 2 de maio de 2014

O Dia 1 de Maio…História, Costumes e Tradições



No dia 1 de Maio de cada ano, celebra-se o Dia Internacional do Trabalhador (manifestações através das quais o trabalhador conquistou os seus direitos), apesar de apenas ser feriado no Brasil e em Portugal.
Em Portugal, apenas a partir de Maio de 1974 (após a Revolução de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o 1 de Maio, e este passou a ser feriado.
Este dia é comemorado em todo o país com manifestações, comícios e festas reivindicativas, promovidas pela CGTP, nas principais cidades de Lisboa e Porto.
No nosso Algarve, ao contrário do resto do país, a população costuma juntar-se em família e fazer piqueniques no campo, com o tradicional banho de ribeira, caracoladas, danças e cantares (em algumas localidades, como Alte, Alcoutim, Odeleite, Paderne, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Cachopo, entre outras localidades do Interior).
A Tradição manda “atacar o Maio”, comendo figos secos com erva-doce acompanhados com aguardente de medronho.
É ainda tradição arranjarem-se bonecos grandes de trapos, enfeitá-los e colocá-los em cima do telhado ou no jardim: chamam-se Maios ou Maias, consoante o sexo representado. Estes personificam a Primavera e a fecundidade A origem desta tradição é proveniente de certos costumes de Roma Pagã, ligados ao culto da Natureza.
É Dia do Trabalhador, é dia de Festa!






























Sem comentários:

Enviar um comentário