segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Feira da Praia em Vila Real de Santo António

Esta feira remonta ao ano de 1774 (data da fundação de Vila Real de Santo António), conhecida desde sempre por este nome, denominação originária do local da sua realização (frente aos areais do rio Guadiana). O objectivo da sua realização foi o alargamento social e económico da vila, para promoção das pescarias. Entre os primeiros fregueses da feira, destacavam-se os espanhóis de Ayamonte, como ainda se verifica nos dias de hoje.
Tem lugar anualmente em Vila Real de Santo António, de 10 a 13 de Outubro. Distribui-se ao longo da Av. Da República e da Praça marquês de Pombal, acolhendo milhares de visitantes, na sua maioria espanhóis, que no dia 12 (feriado em Espanha) se deslocam ate à nossa feira e comércio local para efectuar as suas compras.
Na avenida e ruas transversais, todos os cafés e restaurantes adaptam o seu cardápio ao gosto de nuestros hermanos. As restantes lojas da avenida também se preparam com artigos extra para o volume de visitantes que esperam por estes dias…
Na Praça Marquês de Pombal, podemos encontrar queijos e enchidos de vários pontos do país, produtos gourmet da nossa região, frutos secos, bacalhau, frutas e legumes a peso. Na Avenida da República, podemos comprar desde loiças a tapetes, cobres, sombrinhas (os paraguas que tantos espanhóis levam), roupa, calçados, electrodomésticos, utensílios de cozinha, entre tantas outras variedades. Não podia faltar as barraquinhas tipo taberna para petiscar, o pão com chouriço caseiro e as roulottes das farturas e dos waffles…

Existem ainda carrocéis para todos os gostos para os miúdos e graúdos…

Nuestros Hermanos a almoçar nas esplanadas dos nossos cafés

Na Praça Marquês de Pombal, comerciante de frutos secos
Mel da região de Tavira na Praça Marquês de Pombal
Produtos gourmet à venda na Praça Marquês de Pombal
"Conservas Gourmet"
Pastelaria Regional de Maria Almerinda Pereira, Alcoutim 
Pastelaria regional de Maria Almerinda Pereira 
Bancada de Bacalhau, na Praça Marquês de Pombal
Os "Paraguas"
Loiças na feira 
Farturas Bejenses
Tenda de flores
Cobres de Évora
Polvo assado da Fuzeta

Doces para miúdos e graudos
O nosso comércio local
Peças decorativas
Cobres de Évora
Waffles,crepes e espetadas de fruta com chocolate
O tradicional assador de castanhas, sinal da chegada do Outono
Visitantes na feira

Famílis Mateus e visitantes na feira
Diversões para os mais pequenos
Algodão doce para os miúdos e graudos

1 comentário: